Páginas

Saiba o significado das tatuagens mais procuradas!


Tatuagem Maori
·       Maori – Força, Determinação e Glória
O Hei Matau com a junção de uma “Mango Pare”, junto com a família e amigos, (Tartaruga no centro) sempre protegido contra a inveja (Tiki dando sustentação e proteção a toda a aclamação) e por fim as pontas de lança, para detonar que se preciso for ele vai lutar como guerreiro se algo tentar quebrar este ciclo, daí as setas fechando em círculo.
A Tartaruga no centro, envolta em suas barabatanas superior por movimentos de vento formando um “Mango Pare”, (força e determinação), nocaso, força e determinação de enfrentar as adversidades representadas eplo vento, na sequência das barbatanas superiores e bem abaixo do vento vemos as ondas formando e se quebrando, simbolizando força e temor, uma vez que quando o mar estava de ressaca e as ondas eram fortes e causavam temor e respeito pela tamanha força contida na sua rebentação, dentro do casco da tartaruga, podemos ver duas cabeças de porco espinho que eram símbolos de respeito, porém visto como um oponente difícil de ser vencido, já que eles (porco espinho) tinham predadores naturais dado a dificuldade de conseguir atacá-lo e sua habilidade em defender-se formando o desenho pela parte de baixo temos pontas de lança, símbolo de guerreiro que não foge a batalha, vemos um “Tiki” que é uma proteção e novamente os ornamentos do “Tiki” formando uma “Mago Pare” fundindo-se em um “Hei-Matau”, ou seja prosperidade e abundância conquistadas pela determinação do guerreiro que a possui.
·       Maori – (Pumau) – Para Sempre
Pumau significa “sempre”, “vida longa”, este projeto representa nova vida com esposa e filhos.
No meio do sol (eternidade e positividade), existe uma tartaruga (família), com uma torção (união eterna), força (dentes de tubarão). Ondas representam a mudança, a determinação do tibarão martelo e força do gecko simboliza a saúde.
Os dois tikis são para proteger a família e os hei matau (anzóis) prosperidade e abundância.
·       Maori – Amor Impossível
O desenho de uma lua e do sol reunidos não é uma tradicional desenho Maori, e sim um desenho em estilo Maori, ele foi inicialmente criado para simbolizar uma situação de amor impossível que se acontecesse seria algo que teria harmonia, ou seja o Sol jamais estaria junto da Lua, mas se fosse o caso viveriam harmoniosamente, ao menos foi essa a idéia. Os Maoris adaptaram alguns motivos simbólicos de sua cultura como dentes de tubarão (força e adaptabilidade), korus início (nova vida), dois tikis (proteção), e um estilizado Manaia, formado pelos olhos do tiki contido dentro do sol (este Manaia representa um anjp da guarda, uma pessoa que, de cima “vê”), e equilíbrio, e sua mão três dedos representa os três elementos céu, terra e mar.

·       Maori – Arraia – Símbolo de Sabedoria
Mantas e arraias pertencem à mesma família, como os tubarões, e de fato tem a mesma maneira elegante de se mover. Apesar de seu olhar muito menos perigoso que os tubarões, as arraias não devem ser subestimadas, algumas delas têm um aguilhão envenenado no final de seu “rabo”, que pode facilmente matar um homem. Arraias estão associadas a sabedoria dentro de uma cultura Maori, porém os Maoris tem um trocadilho que diz que sábio é o homem que as deixa em paz.

·       Maori – Autoridade e Poder (Mana)
Mana é uma palavra Maori que significa “autoridade, poder”, e indica que a energia vital flui através de tudo.
Esse desenho de guerreiro simboliza força, bem abaixo do anzol é um símbolo de riqueza e abundância frequentemente usados pelos chefes. As folhas de samambaia são símbolos de maturidade e sabedoria e o Koru simboliza uma nova vida. O manaia em que integra o guerreiro simboliza o anjo protetor, que guarda a esta nova vida.
·       Maori – Baleia Koru
Ondas simbolizam a continuidade através da mudançae, nesse caso, o mar, a baleia que representa a energia do mar e da natureza, harmonia, regeneração o Koru o renascimento. O motivo da tartaruga representa o viajante, a manaia é um anjo guardião cuja mão de três dedos simboliza equilíbrio entre a água, o céu e a terra.
·       Maori – Bracelete da Prosperidade
A tartaruga de bracelete incorpora alguns elementos que representam um novo começo (koru), proteção e equilíbrio representados por Manaia, força e da adaptabilidade (tubarão), características que são necessárias para a tomada de qualqueer decisão, juntamente com a determinação de alcançãr os objetivos, que pode ser representada pelo tubarão-martelo, podendo-se colocar motivos em volta do tubarão, como o sol como positividade em torno de Manaia vindo simbolizar o equilíbrio no tênue caminho para alcançar a serenidade, amadurecimento, o pé no chão que todos almejamos.
·       Maori – Desejo de Mudança
O tubarão se move através Koru-ondas feitas para simbolizar a força necessária para se deslocar através de mudanças e novos começos, e que cresce a samambaia para alcançãr os planetas simboliza maturidade e é um desejo de mudanças para ser sempre positivo sobre a forma orientada para objetivos. O mais estilizado manta no corpo do tubarão é um símbolo de liberdade e de proteção.
·       Maori – Família – Eternidade Infinita Proteção Riqueza
Ohana em havaiano é uma palavra que signifoca família em forma de um colar de flores vem simbolizar o afeto; V~e-se em alguns projetos em forma de um colar tartarugas marinhas e letras, como um exemplo de iniciais de filhos, o tubarão representando um filho com uma letra no mesmo corpo.
A flor plumeira pode ser colocada no centro, nativa flor havaiana que tem forte influência em sua cultura, serve sempre de ornamento para as havaianas e é muito conhecida na imagem que temos do Havaí, simboliza abrigo e proteção.
As pontas de seta são as armas dos guerreiros vinculadas a imagem de seu marido e irmão que está á proteger a todos, um símbolo do infinito, para que todo indissolúvel vínculo de amor seja mantido eternamente.
Nas laterais pode-se colocar duas palavras “OHANA e ALOHA”, que significa “família” e “amor”.
As duas terminações, indo para o ombro em forma de “Koru” são um desejo de abundância e riqueza.
  •        Maori – Guardião (Manaia)
Manaia é o anjo guardião, uma criatura que tem a cabeça de pássaro, o corpo de homem e cauda de peixe, que nos protege e cuida de nóis na terra, na água e no céu. O motivo da cabeça redonda pretende simbolizar o que existe uma força superior a vigiar o nosso caminho, os quais contamos com o Koru, na mão do manaia, cada vez que nós agimos pelo coração e não a razão. Acauda é um símbolo de perseverança, e os outros elementos simbolizam força e adaptabilidade (dentes de tubarão), família (tartaruga casca) e liberdade simbolizada por gaivotas.
·       Maori – Liberdade
Aves em tatuagem tem vários significados, dentre os quais os mais recorrentes são, especialmente a andorinha, livre e segura sempre volta para casa. As aves são também muitas vezes usadas para representar a alma.
Neste projeto, a andorinha vem representada pelas formas da cabeça e peito, logo abaixo, um anzol simboliza a riqueza e prosperidade (que é também que ver uma andorinha atrai a prosperidade), e as ondas korus e formando as asas são símbolos do novo começo e mudança.
·       Maori – Liberdade e Proteção
A águia simboliza liberdade e poder, suas asas sobre os korus marcam um novo início, o manaia ao lado direito é um anjo guardião, os anzóis do outro lado é um desejo de riqueza.
Todos estes são fechados no interior de um sol para simbolizar que este laço irá durar para sempre e vai ser um guia para quem a possuir pelo resto da vida. Os tikis e samambaias, na junção das bordas são símbolos de proteção e vida, a busca em alcançar sua plenitude.
·       Maori – Proteção – Invencível – Viajante – Família – Amuleto
Este tipo de tatuagem é para quem ama o mar e tem verdadeira adorção pela família, bem no estilo maori é um resumo e reflexão de vida mais que isso um amuleto, patuá de boa sorte.
Coloca-se, no centro de uma tartaruga que representa família e era usada pelos navegadores maori, para simbolizar essa habilidade de navegar, no centro do casco o Sol, vento e as ondas para simbolizar que estas coisas são centrais em sua vida, gaivotas vem expressar liberdade e retorno no sentido que sempre se aventura mas retorna as raízes, com ênfase vemos ondas para indicar mudança e eterna paixão por viagens, em dois tikis e cercado por anzóis (hei Matau) símbolos de riqueza e prosperidade.
Uma arraia lhe dá a forma geral para simbolizar a liberdade e proteção, e o tubarão-martelo sendo a cauda representa a determinação e força que mantêm a empurrá-lo para a frente com perseverança em sua inabalável força de conquistar todos os seus objetivos sem temor.
Com uma tattoo dessas as forças dos Deuses e a força da própria auto estima não tem quem nos vença!
·       Maori – Proteção da Felicidade
O Sol com um tiki proteção a feelicidade que sempre ela esteja presente, a arraia central com um tiki interiorr simboliza a liberdade e proteção, o tubarão à esquerda é a adaptabilidade e força, o golfinho à direita amizade e felicidade. As ondas aqui representamos a mudança e o movimento eterno, e da forma geral lembra um morcego; morcegos porque na China são realizadas em honra. A palavra morcego é pronunciado como “fu”, como a palavra “sorte”, e assim o bastão está associado à boa sorte e a prosperidade. Os morcegos são descritos em grupos de 5, em torno de um símbolo de longevidade para simbolizar as  fortunas: Boa Sorte, Prosperidade, Riqueza, Alegria e Longevidade.
·       Maori – Proteção e Equilíbrio
São tornozeleiras. Dois tikis que se enfrentam são símbolos protetores, e o manaia, o anjo guardião, que também representa equilíbrio entre o mar, o céu e a terra. A tartaruga é o navegador e os raios a liberdade, e que ambos para proteger-se no mar.
O sol e a lua simbolizam equilíbrio entre opostos e proteção após dia e noite.
O anzol, ou o hei Matau, é um símbolo de prosperidade e korus simbolizam os novos começos, vida nova. Os dentes de tubarão para a força e a adaptabilidade, e ondas são de continuidade e de amor para o mar.

·       Maori – Renascimento (Koru)
Este desenho simboliza o renascimento, uma maneira de olhar as lições aprendidas na vida. O Koru fica no meio, um novo início, a continuidade da vida, em torno do sol que simboliza alegria e eternidade.

·       Maori – Significado dos Elementos
Ø Círculos em Aspirais: São os círculos de vida que inclui o percurso da vida em curso, sem começo e sem fim pode representar o passado e presente também quando colocado de forma a reverenciar os antepassados.
Ø Rabo de Baleia: Outro símbolo de proteção, força, sensibilidae. Demonstra para questões conservadoras.
Ø Anzol ou Hei Matau: Proteção, Abundãncia, Prosperidade onde estiver necessidades não terá.
Ø Máscaras ou Tiki: Os Tikis possuem diferença entre um e outro e tem a seguinte variação; Tiki-Tohua: Deus criador das aves; Tiki-kapakapa: Deus progenitor dos peixes e de um pássaro, o Tui; Tiki-auaha: Deus dos Homens; Tiki-whakaeaea: Deus dos alimentos plantados colhidos na terra.
Ø Gecko ou Lagarto: são seres cultuados pelos Maoris; quando os Maoris não tinham contato com o homem moderno, não tinham relação com outras pessoas se não as que habitavam seu território, não sofriam de moléstias transmissíveis, a não ser as transmitidas pelos insetos, desta maneira os Maoris criavam em suas casas diversos lagartos que se alimentavam de insetos e desta maneira conseguiam reduzir a população destes insetos que os infectavam, por sua facilidade de procriação eram tidos como símbolo de fertilidade também. Os Gekos eram considerados também como seres que tinham a capacidade de inspecionar o futuro e nos proteger do presente.
Ø Tohunga: Tatuador. Pessoa com perícia em executar as tatuagens, pessoa qualificada, tida como expert, sacerdote, uma pesssoa escolhida para atuar na tribo como um líder em um campo particular devido à seu talento e vocação específica na arte, atuavam como padres; eram conhecidos com “ Tohunga Ahurewa”. Eles também davam conselhos sobre atividades econômicas, eram especialistas em afastar ou evocar os feitiços do mau. Eram pessoas dentro das tribos, respeitados e com poder sobre o destino das pessoas, esse último não mudou muito até hoje “Poder sobre o Destino”, pois se você escolher um tatuador que faça algo errado com sua tattoo, seu destino terá a marca deste Tohunga para a eternidade.
Ø Moko: Tatuagem sobre o rosto eram feitas em pessoas de alto grau dentro do clã, determinava a condição que o individuo ocupava, sua origem, sua família, e seus status para os demais povos funcionava como uma assinatura.
Ø Kiri ou Kirituhi: Tatuagem não relacionada com a cultura Maori; tatuagens sem significados, sem aspectos culturais relacionados em 90% das tatuagens que são feitas sem o conhecimento sobre o significado e na criação do desenho são chamados pelos nativos de “KIRI”, são lindas e maravilhosas, mas não tem ligação alguma com a cultura Maori.
Ø Ponto de Seta: As pontas de seta são as armas dos guerreiros; serviam para mostrar que aquele individuo era um guerreiro, pois o clã se dividia em grupos, guerreiros, pescadores, agricultores e outros mais.
Ø Tiki Mana: Tiki é um deus, que na maioria das vezes é retratado com os olhos fechados, lábios proeminentes e imagem serena. São os protetores da família, do ser como um todo, nos guiam e nos protegem no cotidiano.
Ø Conchas: Conchas representam a riqueza da cultura polinésia, muito provavelmente utilizadas como um tipo de moeda.
Ø Dentes de Tubarão: “Dentes”, proteção contra o inimigo, modo de expressar ferocidade, meio “Não mexa comigo”!
Ø Tubarões: “Por inteiro, Corpo”. Tubarões eram animais sagrados. Poderosos, respeitados e eram usados como uma forma de proteção contra o inimigo, representa adaptabilidade, ou seja, “Onde estiver não serei a presa e sim o predador”, pelo fato do tubarão estar no topo da cadeia alimentar, por serem ageis e exímios caçadores.
Ø Tartarugas: Tartarugas simbolizavam família e um apelo a vida longa, serenidade e resistência.
Ø Mango Pare: Cabeça de tubarão padrão, usado para expressar força, determinação e espírito guerreiro.
Ø Koru: Koru ou broto de samambaia, são representados em forma de aspiral, em formato fetal. Eles representam o começo de tudo, o início de uma nova vida ou de uma nova fase; eles são reverenciados por serem plantas que crescem no menor espaço possível entre as bifurcações de galhos com pouquíssimo suprimento para subsistir, eram uma metáfora para a vida, pois coinseguiam alcançar mais de 10 metros de comprimento ocupando um espaço minímo.
Ø Ngaru:  Uma espécie de ondas, muito utilizadas nas composiçõess de desenhos Maori. Ngaru são as imagens formadas pela água quando as canoas estavam em movimento, são um tipo de rastro que se formavam sempre da mesma maneira, assim sendo passara a ter coragem de continuidade, permanência ou seja quem as possía queria transparecer a imagem da pessoa imutável, constante, centrado de palavra.
Ø Manaia: Uma espécie de Homem, Pássaro e Peixe, representam os três elementos que os Maoris tanto cultuavam e tinham uma grande importãncia em suas vidas. Essa figura é enfatizada por um braço com tr~es dedos onde muitas vezes eram representados somente por estes três dedos. São considerados anjos guardiões, nos guardam contra os males vindos do Ar, Terra e Água; nos guardam na contemporaneidade sobre os males da natureza, contra acidentes ou atentados.
Ø Hei Matau: Hei Matau ou anzol, são símbolos de abundância, já que estes artefatos garantiam a farta alimentação para eles. Quem possía um eHei Matau conseguiria sobreviver em qualquer local.
Ø Sol:  O Sol representa alegria, felicidade e prosperidade. Eram símbolos vastamente utilizados nas confecções dos desenhos e dificilmente ficavam de fora, sem falar no aspécto estético que é de grande apelo.
Ø Vento: O vento servia para mostrar que as dificuldades eram superadas, vindas de qualquer lugar. O vento era tatuado em forma de traços que se encontravam mostrando que estas dificuldades vinham de todas as formas e sentidosn e por eles eram superados. Acredita-se que essa relação era devido a diversos furacões que estes povos sofreram ao longo de sua vida, era um símbolo de superação.
Ø Folhas de Samambaias Abertas Adultas: As folhas abertas da samambaia são usadas nas tatuagens como símbolo para quem as possua não se perca nos caminhos da vida, algo como “Livrai-nos da tentações” pelo fato destas folhas serem usadas para demarcar um caminho de volta quando eles saiam pelas matas, elas eram espetadas de cabeça para baixo e pela baixa luminosidade das matas suas folhas em contato com a pouca luminosidade, ainda mais com luminosidade do Luar possuíam um brilho prateado e mostravam o caminho a seguir no retorno de onde vieram.




Flores

Flores
O significado das flores:
ü Flor de Lótus: É um símbolo não só do budismo, mas de todo o oriente. Simboliza a pureza espiritual, que não é maculada pelo cotidiano, assim como as flores de lótus não se mancham com o lodo sobre o qual crescem. Proteção e Amor.
ü Rosas: As rosas significam Paixão Eterna, porém cada cor tem seu respectivo significado; Segue: Rosa Vermelha: paixão, amor ardente, coragem e respeito; Amarela: felicidade e amizade; Rosa: amizade e carinho;; Chá: respeito e admiração; Champagne: fidelidade entre o casal; Branca: inocência, beleza e charme; Laranja: fascinação e encanto; Coral: desejo e entusiasmo; Lilás: amor à primeira vista; Roxa: amor materno; Azul: mistério e conquista do impossível.


 
ü Orquídea: A orquídea é uma flor que seu formato e delicadeza representa a sexualidade e beleza feminina. Seu significado varia entre amor, desejo, lúxuria, perfeição e até mesmo pureza espiritual.
ü Lírios: Sua forma alongada e elegante sugere a inocência pura. Ele representa a ingenuidade juvenil e a pureza da alma. Por ser composto por seis pétalas que formam um hexagrama, o lírio também simboliza os níveis superiores da inteligência.


ü Hibiscus: Flor tropical, linda, exuberante, chamativa e com uma vasta gama de genêros, cada qual mais colorido do que o outro, ela inclusive pode aparecer em diferentes tamanhos, sendo maior deles o Hibisco Havaino. É a flor oficial do Havaí e para eles é um símbolo de graça e beleza; as tatuagens de hibiscos têm um significado mais profundo, pois elas honram aos seus ancestrais e representam o amor por sua terra. Muitos ainda dizem que eles têm ligação com a sexualidade do ser humano.

ü Miosótis: Amor sincero e fidelidade

ü Flor de Lis: Fogo de amor. Usada como símbolo dos reis franceses. Fidelidade aos ideais, bravura.

ü Girassol: a cor vibrante e a forma aberta dos girassóis podem significar alegria, fortuna, glória, energia, felicidade e sucesso. Pode tb representar o próprio Sol, possuindo significados de majestade, calor e poder.

 ü Tulipas: flores de beleza rara que não têm cheiro, e podem significar encanto, graça, perfeição e são utilizadas quando se quer fazer uma declaração de amor. Alguns tons da tulipa, como o amarelo, podem simbolizar um amor platônico, não correspondido ou proibido.

ü Margaridas: representam a inocência e o amor inocente, a juventude, a alegria de viver e a virgindade.
ü Jasmim: Sorte e alegria. Flor com perfume marcante e conhecido como rei da Flores. Também é associado com casamento, doçura, inocência, majestade, pureza e paz.


ü Amor Perfeito: Pensamentos e recordações.
ü Magnólia: amor à natureza, simpatia.